quinta-feira, 1 de março de 2012

Rir é o melhor remédio

Já conheces a risoterapia?

Pois é, como o próprio nome indica, o riso é uma terapia comprovada por estudos médicos e com resultados surpreendentes.
Cientificamente, o riso é o responsável por mandar a ordem para o seu cérebro, através do hipotálamo, que sintetiza as betas endorfinas. Essas substâncias, são produzidas nos momentos de bom humor e consequentemente do riso, são analgésicas, similares às morfinas, mas com potência cem vezes maior.
O simples esboçar de um sorriso, o riso ou uma gargalhada (quanto mais intensa melhor) cria uma onda vibratória que propicia de imediato um relaxamento corporal que se estende para todo o corpo, dando uma sensação de bem-estar físico, mental e emocional.

Actualmente existem algumas escolas do riso, onde um grupo de participantes dinamizada por um líder de Yoga do Riso, estimulam e provocam o riso espontâneo. A sessão começa com uma curta introdução sobre os benefícios do riso, continua com alongamentos, exercícios de respiração vindos do Yoga e exercícios de simulação do som da gargalhada. Por vezes inclui-se jogos, dança, percussão, adereços,...

Fica assim a saber como o riso age sobre o teu corpo:

· Coração: O ritmo cardíaco acelera e, pulsando com mais vigor, faz circular mais sangue pelo organismo. Isso aumenta a oxigenação dos tecidos.

· Pulmões: Durante uma risada, aumenta a absorção de oxigênio pelos pulmões. A inalação de ar é mais profunda e a expiração, mais forte. Com a maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais são eliminados, promovendo uma espécie de "faxina" nos pulmões.

· Músculos Abdominais: O grupo muscular mais exercitado durante a risada é o abdominal. Esses movimentos funcionam como uma massagem para o sistema gastrintestinal. Portanto, rir facilita a digestão e o funcionamento do aparelho intestinal.

· Vasos Sanguíneos: Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos se dilatam e a pressão arterial baixa.

· Sistema Imunológico: A risada faz com que o nível dos hormônios responsáveis pelo estresse baixe. Com menos cortisol e adrenalina circulando no organismo o sistema imunológico se fortalece. A produção de células de defesa do organismo aumenta e elas se tornam mais ativas.


Sorri muito, sorri sempre…

Beijinhos.

1 comentário:

  1. Gostei muito do teu blogue.
    Já sou fã.
    Dá uma vista de olhos no meu e segue se gostares: http://cuidadosdebelezas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por comentares.
A tua opinião é importante.
Beijinhos.