terça-feira, 30 de agosto de 2011

Quem não gosta de ter uma pele bonita, macia e hidratada? 


Para conseguires um pele perfeita deverás seguir alguns rituais que com certeza irão fazer diferença.

1- Alimentação: O cuidado com a pele começa de dentro para fora. Diversifica a tua alimentação usando todos os grupos alimentares, mas dando maior ênfase às fibras. Come verduras e frutas com casca, pois estas melhoram o funcionamento do intestino, contribuindo para uma pele mais bonita.

2- Água: Conforme já falado noutros posts, a água é fundamental para manter a pele hidratada. Se não repuseres os líquidos que a pele necessita para eliminar as toxinas e os detritos do organismo, não adianta nada encher a cara de cremes. É recomendável 1,5 a 2 litros de água por dia.

3- Protecção solar: O sol é o maior inimigo da pele bonita e jovem. Para uso diário escolhe um creme com filtro solar adequado ao teu tipo de pele e ao teu local de trabalho. Para quem trabalha em locais fechados com luz artificial, o FPS15 é ideal. Já para quem trabalha exposto ao sol, e claro dependendo da tonalidade da pele, o mínimo necessário é o FPS20.

4- Sono: Uma boa noite de sono é um verdadeiro tónico para a pele, dormir favorece a nutrição e a desintoxicação do organismo. Além disso, repõe as energias.

5- Vícios: Os efeitos negativos do cigarro para a pele são evidentes. O tabaco reduz a oxigenação dos tecidos que por consequência, agravam problemas e provocam inflamação e ardência. Moderar as bebidas alcoólicas é outro grande favor que podes fazer à tua pele.

6- Limpeza e Esfoliação: Os resíduos a que estamos expostos no dia-a-dia, contaminam a camada de protecção da pele obstruindo poros , e poros obstruídos são o ambiente perfeito para as bactérias.
Lava o rosto diariamente, duas vezes ao dia, com sabonetes específicos para o teu tipo de pele. Para evitar pelos encravados, pontos negros, espinhas e controlar a oleosidade, a melhor dica é fazer esfoliação, pois este acto elimina também as células mortas. Poderás fazê-la pelo menos uma vez por semana.

7- Maquilhagem: Usa sempre produtos de qualidade e de acordo com o teu tipo de pele. Se tiveres pele sensível, usa linhas hipoalergênicas. Maquilhagem de má qualidade pode causar alergias e piorar o estado da pele. Nunca durmas com maquilhagem, usa um desmaquilhante e lava o rosto.

8- Stress: O stress poderá causar rugas na testa e em torno dos olhos. Pode também causar desequilíbrios no nosso organismo, gerando acne.

9- Hidratação: Na hora de escolher o teu hidratante, prefere um específico para teu tipo de pele. Quando a pele está bem hidratada, ganha elasticidade e um aspecto macio e suave.

10- Área dos Olhos: A área dos olhos é a parte mais sensível do rosto e requer cuidados especiais. Usa produtos específicos para esta região. Depois dos 30 anos de idade, deves usar um creme anti idade para evitar a formação de rugas. Tirarás mais partido do teu hidratante se o usares à noite e pela manhã.


Segue todos estes passos para ficares com uma pele deslumbrante.