terça-feira, 16 de agosto de 2011

Beleza de Um Sorriso

E porque o nosso sorriso funciona como um dos nossos principais cartões de visita,  venho hoje apresentar-vos algumas dicas para manter os nossos dentes bonitos e saudáveis. Um sorriso mais bonito e mais saudável, com certeza trarão impacto nas nossas relações pessoais e profissionais.
Assim, existem alguns cuidados diários que deverás seguir à risca para conseguir ter uns dentes brancos e sadios.
Em primeiro lugar é importante escolheres uma escova,  uma pasta dentífrica e um fio dentário correcto.
Em segundo, os dentes devem ser escovados após qualquer refeição, ao acordar e antes de dormir.
Terceiro, deves usar fio dental regularmente, uma vez que a escova não alcança as ameias interdentais. Usado criteriosamente uma vez ao dia, é o suficiente. O horário mais recomendado para utilizares o fio dental é antes de dormir, mas pode ser usado no horário que achares mais adequado.
Por último e muito importante, nunca esquecer de fazer uma visita regular ao dentista, que deverá ser a cada 6 meses.
Um sorriso branco é sempre mais agradável do que um sorriso amarelado.  A fim de conseguires uns dentes mais brancos, deverás ter cuidado no consumo de algumas bebidas e de alguns alimentos, como é o exemplo do café, chã preto, refrigerantes, vinho, sumo de uva e alimentos com corantes alimentares em demasia. O tabaco é outro dos factores prejudiciais ao aparecimento de manchas e ao escurecimento dos dentes.
As manchas podem também ser provocadas por outro factores como o uso de alguns antibióticos (tetracicilinas) que por norma estão contra-indicadas especialmente durante os três primeiros anos de vida.
Existem alguns tratamentos para branquear os dentes que podem ser feitos em casa ou em consultórios médicos, mas que são um pouco dispendiosos.

Ficam aqui algum truques caseiros que podemos fazer em casa.
Não posso garantir que todos eles sejam adequados ou que branqueiem os dentes, pois o único que experimentei foi o dos morangos e que realmente deixou os dentes um pouco mais claros e brilhantes.
- Escovar os dentes com pasta de morangos moídos;
- Escovar os dentes com sal;
- Passar leite de magnésio, ou bicarbonato dissolvido em água,  nos dentes com algodão;
- Mastigar, esfregar e/ ou escovar os dentes com folhas de goiabeira ou sálvia;
- Mastigar folhas de salsa todos os dias (também ajuda a evitar o mau hálito).


Beijinhos.