quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Diz Não Aos Pêlos

E porque também faz parte de um ritual de beleza, hoje decidi falar sobre depilação e epilação.
Se antigamente o problema da depilação era resolvido com a lâmina do pai, do marido ou de alguém lá de casa, hoje em dia as mulheres levam este assunto muito mais a sério.
O tipo de pele e de pêlo, e a frequência com que nos depilamos ou epilamos poderá influenciar bastante na hora de escolher o melhor método para nos livrarmos dos indesejáveis pêlos.
Fica já a saber qual é o método que mais se apropria ao teu corpo.


Depilação/ Epilação temporária

Lâmina

Tens um convite para sair, a oportunidade que esperavas para usar aquele vestido novo que comprastes? Ups....!!!! mas existe um problema, não fizestes a depilação...
Nestes momentos, a tentação de recorrer à lâmina é quase inevitável. E é sem dúvida o processo mais rápido, mas isso não o torna o mais eficaz. Ao fim de poucos dias, terás os pêlos de volta e ainda por cima com um aspecto mais forte e cor mais escura.
Se tiveres que usar este método ou se o usas habitualmente, escolhe uma lâmina desenvolvida especialmente para depilação feminina(ressecam menos a pele) e aplica sempre um gel ou espuma para este efeito, a fim de prevenir cortes ou outros problemas na pele. Muda de lâmina com frequência, para evitar infecções e aplica sempre um creme no final.

Creme depilatório
depilação com creme
Existem muitos cremes no mercado para este efeito. O melhor é experimentar vários para comparar e perceber qual é o mais indicado. Na primeira vez que o usares, aplica o creme numa zona reduzida, para te certificares que não vai causar nenhuma alergia ou irritação na pele. É que alguns desses cremes têm produtos que podem se tornar um pouco agressivos, sobretudo para peles muito sensíveis.
Este método é possivelmente o menos doloroso, pois as substâncias químicas presentes nestes cremes enfraquecem o pêlo de forma a facilitar a sua remoção. É importante que você leias e respeites as instruções de aplicação do produto. Este método tem os meios efeitos indesejáveis que a lâmina, o pelo cresce rápido e mais forte, embora este método não seja tão agressivo para a pele.

Epiladora eléctrica
Depiladoras
Este método pode facilitar a tua vida em alguns aspectos. Basta comprar o aparelho para te epilares quando quiseres e sem hora marcada nem tempo de espera. Podes levá-la contigo para férias e fins de semana.
A epilação é mais duradoura do que com a lâmina e com o creme, mas as primeiras epilações são dolorosas. Após algumas sessões estarás habituada à sensação. Este tipo de epilação não costuma resultar muito bem nas áreas mais sensíveis, como as virilhas ou axilas.

Cera

Se procuras um método que combine a eficácia e o preço, então este parece ser o mais indicado. Os pêlos demoram mais tempo a crescer e, se usada continuamente, enfraquecem. O único ponto negativo é que os pêlos não podem estar muito pequenos, caso contrário, a cera não consegue removê-los. Convém a epilação ser realizada por uma pessoa experiente. A inexperiência é o suficiente para tornar o processo bem doloroso e menos eficaz. A cera quente consegue melhores resultados, porque o calor provoca a dilatação dos poros, o que torna a remoção dos pêlos mais fácil.


Epilação definitiva:

Laser e electrocoagulação

Quem optar por este tipo de epilação, já deverá contar que vai sair caro. Mas por outro lado se calcularmos quanto é que vamos gastar em depilações e epilações ao longo da vida, concluímos que até podemos poupar algum dinheiro. Estes dois processos de epilação concretizam o sonho de quem se quer ver livre dos pêlos para sempre. Mas o fato de serem métodos definitivos, não significa que resolvam o problema de um dia para o outro...
A epilação com laser deve ser sempre realizada por um técnico experiente ou algum médico e requer alguns cuidados antes de iniciar o tratamento.
O laser provoca uma espécie de queimadura na pele, semelhante a uma queimadura solar, que costuma desaparecer, passados dois ou três dias. O tratamento é repetido, pelo menos por mais 5 sessões, com um espaço de cerca de 2 meses entre elas. Os preços variam muito, de acordo com as áreas que se pretende epilar. A pele deve estar no seu tom natural, porque a pele bronzeada não reage bem ao tratamento a laser.
A epilação eléctrica, ou electrocoagulação, só costuma ser aplicada em superfícies pequenas tipo o buço e as virilhas. Neste método, introduz-se uma pequena agulha no folículo do pêlo que, através de repetidos tratamentos, destrói a fonte de sua alimentação.


Epilação e depilação nas zonas mais sensíveis.
As áreas mais sensíveis, de acesso difícil ou com características especiais, como o buço, braços, sobrancelhas e virilhas, requerem outro tipo de cuidados...

Pinça
 Normalmente é usada para retocar a linha das sobrancelhas e outros pêlos que surgem nos locais mais inesperados. Tenta arrancar o pêlo e não cortá-lo. Antes de cada utilização da pinça deves desinfectá-la, assim como deverás desinfectar também a área que vai ser epilada. No final, não se esqueça de hidratar a pele.

Epilação com Fio
Esta técnica é recente na Europa. Em termos práticos este método de epilação consiste num processo que exige não apenas conhecimentos próprios como uma boa agilidade com uma linha, pois é a eficácia do corte que torna positivos os resultados deste método. É possível utilizar este método em toda a cara, nuca, testa, bochechas, queixo ou pescoço, além dos seios, axilas, barriga e virilhas, não tendo assim nenhuma limitação, inversamente a outras formas de depilação.

Descoloração
 Esta opção apenas "disfarçá", não remove os pelos. Podes aplicar este método em áreas, como o buço, os braços e a barriga. Podes comprar o produto descolorante em farmácias e hipermercados
Com a descoloração, os pêlos não deixam de existir, mas se tornam menos visíveis.


Depois de qualquer tipo de depilação, independentemente do método que usares, no final deves aplicar sempre um creme hidratante.

4 comentários:

  1. É conforme o meu estado de espírito, às vezes é com máquina, outras com lâmina, depende também da ocasião =) *

    ResponderEliminar
  2. Muito bom este post!

    E sinceramente eu tou preferindo a (d)epilação a laser! ahahah é mais cara mas dura muito :p

    Há meninas que pedem por tudo para não colocarmos creme a seguir à depilação com lâmina... mas aqui no post dizes para por sempre um creme...
    Qual será o certo? =S Confunde-me bastante esse assunto!

    ResponderEliminar
  3. Olá Sara,

    Em primeiro lugar obrigada pelo comentário.
    Também considero a depilação a laser a mais eficaz, embora mais cara, penso que acaba por compensar.
    Quanto à tua pergunta, ao passar a gilete no corpo esta provoca uma grande irritação da pele. Por esse mesmo motivo após a depilação deverá ser aplicado um creme ou óleo pós depilatório hidratante e calmante e que seja isento de perfume.

    Deixo uma sugestão de um creme de tratamento pós depilação que encontrei numa revista.

    Bálsamo pós-depilação:
    Mistura 3 gotas de óleo essencial de sândalo com 1 colher de sopa de óleo de cânhamo e massaja a região depilada. Este bálsamo serve para aliviar inflamações e irritações da pele após a depilação com gilete.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Oh, muito obrigada! Com certeza vou experimentar! =D

    ResponderEliminar

Obrigada por comentares.
A tua opinião é importante.
Beijinhos.