quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cabelos Saudáveis em 10 passos


Em resposta a um pedido, hoje trago-vos mais um post sobre beleza e saúde dos fios de cabelo.

Com o Inverno a querer aparecer mais cedo, os cabelos tendem a ficar mais ressecados e com frizz devido ao vento ou à temperatura da água que utilizamos no banho.

Para vos ajudar, deixo-vos 10 passos a seguir, para ter cabelos saudáveis e bonitos durante todo o ano. Estes conselhos são válido tanto para a estação que se avizinha, como para o tempo mais quente. 
1 - ALIMENTAÇÃO: A base para ter cabelos saudáveis e consequentemente bonitos, começa na alimentação. Deves manter uma alimentação equilibrada dar ao corpo todos os nutrientes que ele necessita, dar preferência aos alimentos saudáveis que sejam ricos em proteínas, fibras e vitaminas. Não esquecer, a água é muito importante para hidratar, pelo menos bebe 1,5 lts por dia.

2 – FACTORES EXTERNOS: De inverno, sabe bem usar a água do chuveiro mais quente, mas o resultado é cabelo e pele mais ressecados. A dica aqui é inevitável, deves deixar a água morna e se possível dar uma chuveirada final com água fria, vai deixar o teu cabelo com mais brilho.

3 - PRODUTOS: Opta sempre por produtos apropriados ao teu tipo de cabelo. O champoo anti-resíduos é também uma boa aposta. Este tipo de champoo, ajuda a retirar as impurezas do cabelo que muitas vezes interferem na vitalidade e no brilho dos fios. Para cabelos normais este produto deve ser usado uma vez por semana.

4 - HIDRATAÇÃO: Usa pelo menos 1 vez por semana uma boa máscara de hidratação para ajudar a revitalização os fios. Deixo a receita para uma mascara caseira, ideal para cabelos ressecados.

Mascara Caseira – O abacate tem uma oleosidade natural, produzindo uma excelente máscara. Junta a um abacate maduro, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de azeite de oliveira e uma chávena de chá de leite integral. Aplica no cabelo e massaja dez a vinte vezes, mecha a mecha. Depois coloca uma touca térmica e deixa repousar por 30 minutos. No fim do tempo de pausa passa bem o cabelo por água para tirar todos os restos.

5 - HIDRATAÇÃO EXTRA: Diariamente, sofremos agressões nos fios, que podem não ser resolvidas apenas com uma máscara semanal, principalmente se o fio já tiver tendência a ser ressecado. Se este é o teu caso, investe mensalmente numa boa hidratação no teu cabeleireiro.

6 - CABELOS MOLHADOS: Deves evitar dormir com os cabelos molhados, pois estes ficam mais frágeis e quebram facilmente. Outra dica é, não prender o cabelo enquanto este estiver húmido, pois o elástico marca e quebra os fios. Evita também sair com o cabelo molhado para a rua, pois ao secarem acabam por absorver a poluição do ar.
7 - MANUTENÇÃO: Se o teu cabelo passou por algum processo químico como coloração, permanente, alisamento, madeixas, …, não te esqueças de fazer a manutenção. Será necessário redobrar os cuidados para não ficares com o cabelo danificado.

8 - CORTE: O importante aqui não é o corte em si, mas sim de quanto em quanto tempo o fazes. Deves cortar as pontas de 2/ 3 em 2/ 3 meses, esta acção ajuda a dar vida aos cabelos, evitando o ressequimento e as pontas duplas.

9 - PROTECÇÃO SOLAR/ PROTECÇÃO TÉRMICA: É importante proteger os fios tanto dos raios solares, como do calor do secador ou do alisador, assim usa um produto especifico para estas situações.

10 - FINALIZAÇÃO: Existem no mercado diversos produtos finalizadores, para os mais diferentes tipos de cabelo, são exemplo, o leave-in, o sérum,o reparador de pontas, leite hidratante… Investe neles, estes produtos trazem brilho, movimento e vitalidade aos fios de cabelo. Basta escolheres o que mais se adapta a ti.


Espero que tenham gostado.

Beijinhos.

4 comentários:

  1. Bueno! A verdade é nem mais nem menos que...se tivermso algum cuidado com o cabelo realmente nota-mos diferença :D

    Obrigado pelas dicas Flor :D

    Beijinhos*****

    ResponderEliminar
  2. Bem Flor tu consegues sempre surpreender-me, essas dicas são óptimas e eu vou por à prova quando o inverno começar.
    Gostava que me mostrasses quais são os teus produtos para o cabelo.
    Beijoca, boa semana.

    ResponderEliminar

Obrigada por comentares.
A tua opinião é importante.
Beijinhos.